Do que estamos falando quando o foco é Orientação e Apoio educacional? Qual papel a OAE deve exercer na comunidade escolar? Segue abaixo pequenos trechos do material desenvolvido pelo Centro Paula Souza, material este que […]
Do que estamos falando quando o foco é Orientação e Apoio educacional? Qual papel a OAE deve exercer na comunidade escolar?
Segue abaixo pequenos trechos do material desenvolvido pelo Centro Paula Souza, material este que norteia e motiva a partir de casos reais que aconteceram em nossas escolas.
Super recomendo a leitura na integra, abaixo você pode acessar o link.
A OAE…muitas vezes, o “olhar” acurado do Orientador Educacional pode revelar a importância em prevenir situações graves…
A OAE influencia…como foi possível organizar os espaços educacionais para os alunos pudessem evoluir em seu itinerário formativo…
…como foi possível proporcionar a melhoria da qualidade de vida os alunos com as chances de ingresso em cursos profissionalizantes…
…a história sobre a criação de um grupo de representantes de classes forte, integrado e participativo, motivado a incentivar todos os alunos unirem-se em prol de um ambiente escolar harmonioso…
…a importância e o papel social da escola em saber acolher o aluno e seus familiares frente aos problemas identificados dentro desse espaço…
…foi necessário estabelecer reuniões constantes para debates diversos, além de oferecer instrumentos e recursos paradidáticos com diferentes temas na tentativa de envolver os alunos…
…é capaz de fortalecer a relação entre aluno e escola e oportunizar a superação de dificuldades e conflitos interpessoais no ambiente escolar…
…sobre a estratégia estabelecida para solucionar a dificuldade de aprendizagem de um aluno com limitações visuais…
…função social a que se destina a escola e como ela consegue atender as necessidades da comunidade envolta…
…a importância em implantar estratégias de comunicação e transmissão de informações adequadas em ambiente escolar…
…capacidade para propor soluções de problemas e conflitos, como exemplo acompanhar o aluno em seu processo de aprendizagem em modalidade de ensino digital…
…sobre como as estratégias adaptativas podem promover as relações interpessoais e de aprendizagem com os alunos…
…capaz de envolver alunos e professores em um movimento que mobiliza a comunicação e construção de novos saberes…
Espera-se que o orientador educacional seja o responsável pelo acompanhamento do desenvolvimento pessoal do aluno oferecendo instrumentos de suporte para a formação em valores. Deve também promover a construção das relações interpessoais e implantar estratégias de reflexão sobre enfrentamento de problemas, a fim de solucioná-los.
A Orientação e Apoio Educacional – Como deve funcionar segundo a Deliberação do CPS
A Orientação e Apoio Educacional é o setor responsável por promover o desenvolvimento de uma ação educacional coletiva, colaborando com a formação permanente do corpo discente, no que diz respeito aos valores e atitudes, promovendo atividades que levem o aluno a desenvolver a compreensão dos direitos e deveres da pessoa humana, do cidadão, do Estado, da família e dos demais grupos que compõem a comunidade, por meio de participação dos alunos nos órgãos colegiados, tais como Conselhos de Classe e Escolares, Grêmio Estudantil, Cooperativas, representação da classe e comissões.
CONFORME NOSSO REGIMENTO:
Artigo 39 – Cabe à orientação e apoio educacional, além do previsto em legislação específica do CEETEPS: I. colaborar com a formação permanente do corpo discente, no que diz respeito aos valores e atitudes, promovendo atividades que levem o aluno a desenvolver a compreensão dos direitos e deveres da pessoa humana, do cidadão, do Estado, da família e dos demais grupos que compõem a comunidade escolar incentivando os alunos a participarem dos órgãos colegiados: Conselhos de Escola, de Classe, Associação de Pais e Mestres, Grêmio Estudantil e Cooperativas, dentre outros; II. fornecer apoio educacional aos alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou problemas nas relações interpessoais que comprometam o processo de ensino e de aprendizagem, em especial quanto a procedimentos de recuperação, reorientação da aprendizagem e em casos de progressão parcial; III. mediar conflitos no ambiente escolar, favorecendo a interação escola, aluno e família; IV. organizar, gerenciar e avaliar dados estatísticos referentes à frequência, rendimento e permanência de alunos, em conjunto com a Diretoria de Serviços – Área Acadêmica e Coordenação Pedagógica, visando à compreensão de suas causas e aprimoramento de resultados.
Link do nosso regimento:
Legislação que regulamenta a OAE:
Professora Coordenadora do Projeto de Orientação e Apoio Educacional:
Rosane Lourdes Souza
Formada e Licenciada em Administração e Especialista em Metodologias do Ensino Superior e em Gestão e Metodologias de EAD.