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Reflexões e Referências sobre o Orientador

Do que estamos falando quando o foco é Orientação e Apoio educacional? Qual papel a OAE deve exercer na comunidade escolar? Segue abaixo pequenos trechos do material desenvolvido pelo Centro Paula Souza, material este que […]

18 de junho de 2024 12:30 pm Artigos OE, Destaque

Do que estamos falando quando o foco é Orientação e Apoio educacional? Qual papel a OAE deve exercer na comunidade escolar?

Segue abaixo pequenos trechos do material desenvolvido pelo Centro Paula Souza, material este que norteia e motiva a partir de casos reais que aconteceram em nossas escolas.

Super recomendo a leitura na integra, abaixo você pode acessar o link.

A OAE…muitas vezes, o “olhar” acurado do Orientador Educacional pode revelar a importância em prevenir situações graves…

A OAE influencia…como foi possível organizar os espaços educacionais para os alunos pudessem evoluir em seu itinerário formativo…

…como foi possível proporcionar a melhoria da qualidade de vida os alunos com as chances de ingresso em cursos profissionalizantes…

…a história sobre a criação de um grupo de representantes de classes forte, integrado e participativo, motivado a incentivar todos os alunos unirem-se em prol de um ambiente escolar harmonioso…

…a importância e o papel social da escola em saber acolher o aluno e seus familiares frente aos problemas identificados dentro desse espaço…

…foi necessário estabelecer reuniões constantes para debates diversos, além de oferecer instrumentos e recursos paradidáticos com diferentes temas na tentativa de envolver os alunos…

…é capaz de fortalecer a relação entre aluno e escola e oportunizar a superação de dificuldades e conflitos interpessoais no ambiente escolar…

…sobre a estratégia estabelecida para solucionar a dificuldade de aprendizagem de um aluno com limitações visuais…

…função social a que se destina a escola e como ela consegue atender as necessidades da comunidade envolta…

…a importância em implantar estratégias de comunicação e transmissão de informações adequadas em ambiente escolar…

…capacidade para propor soluções de problemas e conflitos, como exemplo acompanhar o aluno em seu processo de aprendizagem em modalidade de ensino digital…

…sobre como as estratégias adaptativas podem promover as relações interpessoais e de aprendizagem com os alunos…

…capaz de envolver alunos e professores em um movimento que mobiliza a comunicação e construção de novos saberes…

Espera-se que o orientador educacional seja o responsável pelo acompanhamento do desenvolvimento pessoal do aluno oferecendo instrumentos de suporte para a formação em valores. Deve também promover a construção das relações interpessoais e implantar estratégias de reflexão sobre enfrentamento de problemas, a fim de solucioná-los.

A Orientação e Apoio Educacional – Como deve funcionar segundo a Deliberação do CPS

A Orientação e Apoio Educacional é o setor responsável por promover o desenvolvimento de uma ação educacional coletiva, colaborando com a formação permanente do corpo discente, no que diz respeito aos valores e atitudes, promovendo atividades que levem o aluno a desenvolver a compreensão dos direitos e deveres da pessoa humana, do cidadão, do Estado, da família e dos demais grupos que compõem a comunidade, por meio de participação dos alunos nos órgãos colegiados, tais como Conselhos de Classe e Escolares, Grêmio Estudantil, Cooperativas, representação da classe e comissões.

CONFORME NOSSO REGIMENTO:

Artigo 39 – Cabe à orientação e apoio educacional, além do previsto em legislação específica do CEETEPS: I. colaborar com a formação permanente do corpo discente, no que diz respeito aos valores e atitudes, promovendo atividades que levem o aluno a desenvolver a compreensão dos direitos e deveres da pessoa humana, do cidadão, do Estado, da família e dos demais grupos que compõem a comunidade escolar incentivando os alunos a participarem dos órgãos colegiados: Conselhos de Escola, de Classe, Associação de Pais e Mestres, Grêmio Estudantil e Cooperativas, dentre outros; II. fornecer apoio educacional aos alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou problemas nas relações interpessoais que comprometam o processo de ensino e de aprendizagem, em especial quanto a procedimentos de recuperação, reorientação da aprendizagem e em casos de progressão parcial; III. mediar conflitos no ambiente escolar, favorecendo a interação escola, aluno e família; IV. organizar, gerenciar e avaliar dados estatísticos referentes à frequência, rendimento e permanência de alunos, em conjunto com a Diretoria de Serviços – Área Acadêmica e Coordenação Pedagógica, visando à compreensão de suas causas e aprimoramento de resultados.

Link do nosso regimento:

Legislação que regulamenta a OAE:

Professora Coordenadora do Projeto de Orientação e Apoio Educacional:

Rosane Lourdes Souza

Formada e Licenciada em Administração e Especialista em Metodologias do Ensino Superior e em Gestão e Metodologias de EAD.

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