ESCOLA

A ETEC de Itanhaém iniciou suas atividades em 01/08/2006, como Classe Descentralizada da ETEC “Adolpho Berezin” de Mongaguá, através de um convênio do Governo do Estado de São Paulo com a atual administração da Prefeitura Municipal de Itanhaém.
O convênio foi assinado em 2006 pelo Excelentíssimo Governador Sr. Geraldo Alkimin e Excelentíssimo Prefeito Sr. José Carlos Forssell, esta parceria viabilizou o prédio da Unidade Escolar, que era ocupado por alunos da Rede Municipal de Ensino.


No início, compartilhamos o mesmo prédio com os alunos da Rede Municipal e tínhamos apenas dois cursos Técnicos em Recursos Hídricos e Saneamento, ambos com 40 alunos, no período noturno.


Na ocasião, esses dois cursos foram escolhidos pelo Prefeito da cidade, para suprir futuras necessidades de um Projeto de Saneamento Básico em toda Região Metropolitana da Baixada Santista.


Em 2007 o então Governador Eleito Excelentíssimo Sr. José Serra assinou seu primeiro decreto como Governador, criando a ETEC de Itanhaém como unidade própria e independente, em 24/01/07, decreto nº 51.500.
No segundo semestre de 2007, implantamos mais dois cursos Técnicos em Administração e Web Design ambos com quarenta alunos, o último no período vespertino. No final de 2007, não compartilhávamos o prédio da escola, nos possibilitando a ampliar nossos cursos.


Em 2008 a escola ganhou uma nova cara, uma nova identidade, iniciaram as aulas do Ensino Médio, com oitenta alunos no período diurno.


Assim, desde 2008 temos a escola em funcionamento manhã, tarde e noite.


Em fevereiro de 2009 iniciamos mais um curso no período da tarde, Técnico em Secretariado, com quarenta alunos. Ganhamos uma Classe Descentralizada de Peruíbe com dois cursos Técnicos em Contabilidade e Logística. Em 2010, tivemos início também do curso Modelagem de Vestuário.

Em 2012, alguns cursos Técnicos foram para o período noturno, possibilitando que os cursos técnicos de Secretariado e Informática para Internet, pudessem atender as pessoas que só tem o período noturno para se atualizar profissionalmente.

Também no ano de 2012, iniciaram o nosso Ensino Médio Integrado em Administração e Informática para Internet,

onde possibilitou que os Jovens da Região tivessem uma formação mais completa, pois ao mesmo tempo que estão fazendo o Ensino Médio, também estão complementando com uma formação técnica profissionalizante.

Em 2013 iniciamos com o Curso Técnico em Meio Ambiente.

Em 2016 iniciamos com o ETIM – Ensino Médio Integrado com Meio Ambiente.

Em 2019 iniciamos o curso modular em Desenvolvimento de Sistemas.

Em 2022 iniciamos o curso modular de Farmácia, no mesmo ano começamos o curso MTEC de Administração, Informática para Internet e Meio Ambiente que substituirá gradativamente os cursos do ETIM.