A perspectiva ambiental consiste evidenciar as inter-relações e a interdependência dos recursos naturais na constituição e manutenção da vida. Em termos de educação, essa perspectiva contribui para evidenciar a necessidade de um trabalho vinculado aos princípios da dignidade do ser humano, da participação, da corresponsabilidade, da solidariedade e da equidade.
A sociedade e a questão ambiental
À medida que a humanidade aumenta sua capacidade de intervir na natureza para satisfação de necessidades e desejos crescentes, surgem tensões e conflitos quanto ao uso do espaço e dos recursos naturais em função da tecnologia disponível.
Nos últimos séculos, um modelo de civilização se impôs, trazendo a industrialização, com sua forma de produção e organização do trabalho, além da mecanização da agricultura, que inclui o uso intenso de agrotóxicos, e a urbanização, com o processo de concentração populacional nas cidades.
A tecnologia empregada evoluiu rapidamente com consequências indesejáveis que se agravam com igual rapidez. A exploração dos recursos naturais passou a ser feita de forma demasiadamente intensa. Recursos não renováveis se já encontram em estado de escassez. O desmatamento mundial tem sido o maior nos últimos 30 anos, 178 milhões de hectares desde 1990, sendo o Brasil o país que mais desmatou nos últimos dez anos. Leia o texto na integra acessando o Plano de curso na guia abaixo.
O curso ENSINO MÉDIO COM HABILITAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE (PERÍODO INTEGRAL) tem como objetivos capacitar o aluno para:
• Identificar as fontes e o processo de degradação natural de origem química, geoló-gica e biológica e as grandezas envolvidas nesses processos, utilizando métodos de medição e análise;
• Atuar na organização de programas de educação ambiental, de conservação e preservação de recursos naturais, de redução, reuso e reciclagem;
• Identificar as intervenções ambientais, analisar suas causas e consequências, operacionalizar a execução de ações para preservação, conservação, otimização, minimização e remediação dos seus efeitos, participando de todo o processo de gestão ambiental requerido;
• Executar o monitoramento de variáveis ambientais;
• Comunicar-se com eficiência na área profissional, com a utilização da terminologia técnica e/ ou científica e de acordo com os gêneros textuais e modelos convencionados (documentação e redação técnica).

Rodrigo Ferraz
Coordenador do Curso M-Tec de Meio Ambiente
Formado em Geografia